Skip to content


Esculturas de grafite

Dalton Ghetti

Quando eu era pequena, adorava esculpir a madeira dos lápis, especialmente quando a aula estava chata. Pegava a minha faquinha olfa – eu sempre usei uma, em lugar do apontador de lápis – e criava verdadeiros minitotens. Mas esse cara, que também começou quando era criança, vai além: ele faz esculturas com o grafite dos lápis, transformando suas pontas em incríveis miniaturas.

Dalton Ghetti

Dalton Ghetti, brasileiro que mora nos Estados Unidos, trabalha sem a ajuda de lentes de aumento, mas cada sessão dura apenas de uma a duas horas por dia. Ele considera sua arte um hobby, uma espécie de meditação. As esculturas são entalhadas lentamente e demoram meses para serem feitas: é um verdadeiro trabalho zen.

Dalton Ghetti

Antes de optar por pontas de lápis, Dalton trabalhou com casca de árvore e sabão, mas o grafite “é um material puro e bastante homogênio”. Hoje, sua matéria prima favorita é o lápis de carpinteiro n. 2 – que ele esculpe com uma faquinha e uma agulha – ou lápis usados que ele encontra nas ruas, transformando lixo em obra de arte. (Clique nas fotos para ampliar!)

Dalton Ghetti

Dalton Ghetti Dalton Ghetti

Dalton Ghetti

Dalton Ghetti Dalton Ghetti

Dalton Ghetti

Dalton Ghetti Dalton Ghetti

Dalton Ghetti

Dalton Ghetti Dalton Ghetti

Dalton Ghetti. Foto de Patrick NG(Foto de Patrick NG)

Ghetti não vende suas esculturas, apenas fotos e pôsteres delas, e apenas as autografa usando lápis, é claro. Nascido em São Paulo, o artista foi para os Estados Unidos aos 24 anos e mora atualmente em Bridgeport, Connecticut, onde trabalha como carpinteiro.

Dalton Ghetti

Seu último projeto é um memorial ao 11 de setembro em que ele esculpiu 3.000 lágrimas de grafite que juntas formam uma lágrima maior. Cada gota de lágrima representa uma vítima e ele fez cerca de uma por dia durante 10 anos.

Dalton Ghetti

Dalton Ghetti

O memorial está exposto no New Britain Museum of American Art, em New Britain, Connecticut, que vende impressões fotográficas da obra.

Dalton Ghetti

Mais informações sobre o artista no site oficial de Dalton Ghetti

Fontes: Twisted Sifter | The New York Times | The Telegraph | The Daily Mail | NBMAA | Urban Art Blog | Design of The World

Posted in Arte, Featured Small.

Tagged with , .


2 Comentários

Mantenha-se atualizado! Assine o RSS feed para comentários deste post.

  1. Juliana Jossi diz...

    Lindo trabalho Parabéns.

  2. gold account diz...

    Uma escultura é uma coisa difícil de se fazer. E por muito imponentes que nos pareçam as esculturas de quatro metros, as mais trabalhosas são aquelas que têm apenas um par de milímetros. Dalton Ghetti especializou-se em trabalhar a grafite das pontas dos lápis, criando destalhes quase impossíveis. Traga a lupa para ler este texto.



Você pode usar um pouco de HTML

ou responda este post via trackback.



CV writing company | binary options review | sell my iPhone 5