Skip to content


SF park – Estacionando em São Francisco

É bem interessante o projeto de administração das vagas de rua de São Francisco chamado de SF park.

O projeto partiu do princípio de que ficar rodando procurando vaga piora não apenas o trânsito como também a poluição do ar, afinal o carro que poderia estar estacionado fica dificultando a circulação dos outros veículos e emitindo gases enquanto não encontra uma vaga. Além disso, o motorista, mal-humorado e frustrado com a procura, acaba muitas vezes optando por para em fila dupla, deixando o carro ligado, poluindo a cidade e atrapalhando ainda mais o tráfego.

A proposta do SF park é colocar sensores nas vagas de rua, de forma que a pessoa possa saber, por um computador ou por um celular, a exata localização de uma vaga disponível. Consultado o sistema com antecedência, o sujeito pode até decidir não ir de carro, se perceber que está difícil de arrumar uma vaga perto do lugar aonde ele vai.

Mas se decidir ir de carro, o motorista vai perceber que a forma de pagamento também mudou: os parquímetros vão aceitar cartão de crédito e o preço da vaga pode variar de acordo com a disponibilidade do lugar. A ideia é que cada trecho de rua tenha quase sempre pelo menos uma vaga disponível. Com a variação de preço, pretende-se estimular o uso de uma área que fica muito vazia e reduzir o uso de um trecho que está sempre lotado, distribuindo melhor os veículos pelas ruas.

Além de o projeto ser bem interessante – veja mais no site oficial do SF park – a animação feita pelo grupo I Shot Him ficou muito legal. Vale a pena ver, pois mesmo quem não entende inglês vai perceber o que está rolando:

SFpark Overview from ISHOTHIM.

Posted in Vídeos.

Tagged with , .


0 Comentários

Mantenha-se atualizado! Assine o RSS feed para comentários deste post.



Você pode usar um pouco de HTML

ou responda este post via trackback.