Skip to content


Copyright nas fotos? Agora vai!

Depois de tanto refletir e adiar esse aborrecimento, finalmente consegui me decidir sobre como vou colocar os créditos nas minhas fotos online. Escolhi algo que não é uma marca d´água daquelas apagadas, e que se sobrepõem ao assunto principal da imagem, mas também não é aquela assinatura discreta no cantinho da foto, que pode ser facilmente cortada fora.

Escolhi uma assinatura de tamanho médio, que apareça mesmo que a foto esteja em tamanho reduzido na página, que não seja muito transparente e que possa ser colocar em qualquer lugar da imagem – o que será decidido caso a caso, apesar do trabalhão que isso vai dar.

Para o texto, optei pelo endereço do site, para quem quiser entrar em contato.

O resultado é este:

Abelha / Bee

Tanhaçu Estrada / Road

Que tal? Discreto demais? Chamativo demais?

Eu sei que ainda dá para arrancar fora, mas se eu for me preocupar tanto assim aí é melhor não botar foto nenhuma no ar.

Ao longo dos próximos dias, semanas ou meses, vou colocar nas fotos que já estão no Flickr uma por uma, e assim posso retomar com mais tranquilidade a ideia de colocar mais ensaios no ar.

Posted in Fotografia, Minha vida.

Tagged with .


3 Comentários

Mantenha-se atualizado! Assine o RSS feed para comentários deste post.

  1. Claudia Rocha Campos diz...

    Lia, essa marca d’água ficou bem melhor do que aquela que vc colocou bem no meio da abelhinha, e que simplesmente acabou com a beleza da imagem…Que coisa, né, as pessoas deveriam conhecer mais um pouco sobre direitos autorais, e principalmente respeitar o talento alheio. Qual é o programa que vc usa para fazer a marca d’água? (pois estou procurando algum para colocar nas minhas fotos). Abraços e parabéns pelo trabalho.

  2. Lia Caldas diz...

    Oi, Claudia. Não usei nenhum programa específico. Basta usar um editor de imagens da sua preferência e colocar o texto com menos opacidade. Dá mais trabalho, mas assim você tem mais controle de onde colocar a marca d’água. Obrigada pelos elogios! Abs

  3. Leonardo diz...

    Oi Lia. Estava pesquisando sobre o assunto copyright em fotografias e achei o seu. Realmente devemos nos percupar com isso. Enfim, eu tenho uma dica sobre como inserir a assinatura (marca d’água) em lote. Ou seja, fazer uma só vez a inserção da assinatura para lista de fotografias. Veja a dica no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=3CadJkc_Ypg.

    Abraços



Você pode usar um pouco de HTML

ou responda este post via trackback.