Skip to content


Eleições 2010 & internet

Não seria bom se o TSE disponibilizasse um site com todos os candidatos, com as informações básicas de cada um, com um ou dois parágrafos de propostas, foto etc? Pois é, o TSE já tem isso, mas é pouco user friendly.

É chato para entrar
Antes de ver os candidatos das eleições atuais, você tem que escolher qual ano quer ver, o que abre uma janela pop-up para os candidatos de 2010. Ninguém gosta de pop-ups, que coisa velha! Os meus navegadores bloqueiam todas elas por default. Para entrar na página, o usuário tem que desbloquear as pop-ups, o que certamente minha mãe teria grande dificuldade de fazer (por medo de fazer algo errado, por exemplo). Para resolver isso, eis o link direto para página.

Entrou
Na página, depois de escolher o seu estado, você pode ver os candidatos por cargo. Ok! Você pode até organizar a lista por ordem alfabética, por ordem numérica ou por partido, mas, quando entra no nome do candidato, é mostrada a sua ficha de inscrição no pleito, com uma foto 3×4 horrorosa. Não podia melhorar isso não?

TSE Eleições 2010

TSE Eleições 2010

Minha proposta
O que eu gostaria era de ver um site bonito, em que os candidatos fossem tratados com igualdade, mas que tivesse um pouco mais de informação sobre cada um. Uma pequena foto de rosto, porém colorida, bonita. O slogan da campanha e um pequeno texto, um parágrafo, que fosse produzido pelo próprio candidato ou por sua equipe, com as palavras-chave da sua proposta. Não seria de grande utilidade pública?

Não encontrei o que procurava, mas encontrei sites legais…

Vote na Web

Vote na Web

Esse site publica as propostas que estão em andamento no Congresso e permite que os usuários votem sim ou não para “aprová-las”. No arquivo, o usuário pode ver as propostas que já foram votadas e comparar o resultado da opinião dos usuários com a votação oficial do Congresso. Em alguns casos, a diferença é brutal, como neste exemplo:

Proposta: “Obrigará pessoas com cargos vitalícios a fazerem exames periódicos para verificar a saúde mental e a aptidão para continuar exercendo a função.” 90% dos usuários votou “sim”, mas a proposta foi reprovada por 100% dos políticos.

É possível, também, ver uma lista de todos os políticos e saber qual foi o seu voto em cada proposta.

O site, que é uma iniciativa do Webcitizen, é bonito, fácil de navegar, organiza as propostas por palavras-chave, permite que os usuários façam comentários e merece nota 10.

• • • • •

Eu Lembro

Eu Lembro

Também do Webcitizen, a interface desse site é bem parecida com a anterior, mas a proposta é diferente. Ele agrupa informações que estão sendo publicadas em todas as redes sociais sobre os candidatos da próxima eleição e permite que você indique os seus escolhidos de forma secreta ou pública. A ideia é que isso fique registrado para você poder acompanhar, se eles forem eleitos, o que estão fazendo no poder. Você pode escolher receber um email, numa determinada frequência, sobre o que cada um está propondo ou votando e nunca mais vai esquecer em quem votou nas últimas eleições.

Na página inicial, o site apresenta uma pesquisa de intenção de voto dos usuários para presidente que está fora da realidade, provavelmente porque ainda são poucos os cadastrados. Nela, Marina Silva aparece com mais de 50% dos votos!

Há uma área para cada candidato colocar suas propostas, como eu estava sugerindo lá em cima, mas ainda não está funcionando. A seção “o que faz“, apresenta uma breve descrição sobre cada cargo político. Bom serviço de utilidade pública, e eu já me cadastrei nos dois!

Webcitizen

Por trás dessas duas iniciativas, está a Webcitizen que apresenta sua proposta na página inicial de seu site:

“A Webcitizen é uma empresa inovadora que propõe estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, e com os seus governos. Através da análise da atual e futura arenas virtuais, da organização e otimização do design da informação e do compartilhamento de conhecimento, nós podemos criar uma ponte entre o mundo físico e o virtual, e auxiliar instituições governamentais e não-governamentais a compreender as verdadeiras necessidades dos seus cidadãos e consumidores. A Webcitizen tem como foco o emprego de tecnologias digitais para a criação de canais de participação, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública, promovendo um diálogo público colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo, e em uma última análise, ajudando a criar um mundo melhor. “

Parabéns pela iniciativa e sucesso nessa jornada!

Posted in Design & Webdesign, Internet & Sites.

Tagged with .


2 Comentários

Mantenha-se atualizado! Assine o RSS feed para comentários deste post.

  1. Rodrigo C diz...

    O acesso e a disposição dos dados é mesmo anti-intuitiva, mas, em relação às informações do próprio candidato/partido, prefiro assim, para que seja totalmente imparcial.

  2. Lia Caldas diz...

    Oi, Rodrigo.

    Esse site do TSE não dá vontade de ver. Ele tinha que ser mais amigável até mesmo para que o eleitor quisesse ficar mais tempo por lá, conhecendo os candidatos. Do jeito que está você tem vontade de ir embora logo.



Você pode usar um pouco de HTML

ou responda este post via trackback.